Árvores humanas

By | 12:54 Leave a Comment
 No mundo frenético onde vivemos, quase nem dá para pensar o quanto degradamos a natureza. E quem pensa, tenta fazer o seu melhor. É o caso do projeto italiano The Capsula Mundi.

                                                    


O projeto foi desenvolvido pelos designers italianos Raoul Bretzel e Anna Citelli, na qual consiste em  uma cápsula orgânica e biodegradável capaz de transformar um corpo humano em nutrientes para uma árvore. A pessoa que faleceu  é colocada em uma cápsula e enterrado. Depois deste procedimento, uma árvore ou semente é plantada acima da urna biodegradável para aproveitar a matéria orgânica gerada pela decomposição do organismo.


O mais curioso deste projeto é que tanto a  família ou a própria pessoa podem escolher a árvore. De acordo com os criadores, a ideia é transformar os atuais cemitérios em florestas sagradas. As árvores serão os elementos a manter a memória das pessoas que se foram da existência. Uma memória viva, segundo os designers.






Problema

O único problema para colocar o projeto em prática é que há várias restrições religiosas e jurídicas. A carga biológica que adentra o subsolo poderia transformar essa floresta em área contaminada e haveria o risco de afetamento em lençóis freáticos, por exemplo. Com a urbanização, os cemitérios foram englobados pelas cidades. Cada vez mais, precisamos de locais para enterrar os mortos: são 55 milhões a cada ano.

Este projeto realmente é bom, porém será que realmente daria certo na prática?




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: